Doenças das Vias Lacrimais

O que são Doenças das Vias Lacrimais?
O canal lacrimal conecta o olho ao nariz e é responsável pelo escoamento da lágrima. É também conhecido como aparelho de drenagem. O sistema lacrimal é composto por esse canal e pelo aparelho secretor (glândula lacrimal principal). As doenças mais comuns das vias lacrimais, que acometem esse canal, são: Obstrução dos Dutos Lacrimais e Dacriocistite.

Tipos de Doenças das Vias Lacrimais
Obstrução dos Dutos Lacrimais
As lágrimas drenam por duas pequenas aberturas nos cantos dos olhos (pontos lacrimais) e elas são levadas pela ação do piscar das pálpebras para dentro do duto lacrimal, e finalmente para dentro do nariz. Essa é a razão do nariz escorrer quando se chora. Crianças podem nascer com uma obstrução dos ductos lacrimais. Quando há a obstrução, a lágrima acumulada dentro do saco lacrimal promove a proliferação de bactérias, gerando sinais inflamatórios, como dor, vermelhidão, lacrimejamento e saída de secreção, advinda da infecção, que pode ser congênita ou adquirida. Essa secreção é o principal sintoma, sendo que pode chegar a ficar um pouco em tom esverdeado. Caso não haja uma melhora da doença com massagens no primeiro ano de vida da criança, sempre sob orientação médica, poderá ser necessária a desobstrução do canal com intervenções.

Entre as formas cirúrgicas estão: inserção de uma sonda que dilata a via lacrimal e desobstrui o canal, denominada de sondagem naso lacrimal, sendo essa a primeira opção de correção cirúrgica, ou ainda a introdução de tubo de silicone, expandindo o ducto naso lacrimal, ou ainda a criação de um novo canal. O diagnóstico da obstrução das vias lacrimais é clínico e através da dacriocistografia, exame onde um contraste é injetado nas vias lacrimais para detectar o ponto de obstrução.

DacrioCistite
Essa doença ocular é uma infecção no saco lacrimal ao lado do nariz. A DacrioCistite é uma complicação da obstrução das vias lacrimais, já que a lágrima que deveria ser drenada para o nariz fica estagnada no saco lacrimal, propiciando proliferação bacteriana. Nesse caso, é necessário o uso de antibióticos ou cirurgia para desobstrução.

Coçar os olhos pode causar alteração na visão das crianças