O bebê já nasce enxergando?

Sim, o bebê já nasce enxergando, porém enxerga muito mal. O sistema visual do bebê é muito pouco desenvolvido ao nascimento, sendo gradativamente aperfeiçoado com o passar dos meses. Da mesma forma que ao nascer a criança não consegue sustentar o pescoço, durante o primeiro mês de vida, a visão do recém-nascido se dá a pequena distância, aproximadamente 20 centímetros, se valendo de alto contraste como o preto e o branco para perceber objetos desfocados e vultos, como a face materna.

Ao final do primeiro mês de vida, o bebê é capaz de fixar e seguir lentamente um ponto luminoso e objetos grandes. No terceiro e quarto mês de vida, ele já é capaz de ver com mais detalhes os objetos. Enxerga as cores mais nitidamente, assim como reconhece a face humana. O reflexo olho mão encontra-se bem desenvolvido nessa idade. Significa que aos quatro meses a criança vê o objeto e tenta alcançá-lo com a mão.

A partir do sexto mês de vida do bebê, a visão já se assemelha à visão do adulto, no entanto, ainda ocorre aperfeiçoamento visual até os 7 anos  de vida da criança.

O período de desenvolvimento visual de 0 a 3 meses é denominado crítico, uma vez que qualquer alteração nos meios transparentes do globo ocular durante esse período pode afetar irreversivelmente o desenvolvimento visual da criança.

A catarata congênita, por exemplo, é uma alteração ocular que pode causar deficiência visual grave. Para que isso não aconteça, é preciso que ela seja operada o quanto antes, de preferência antes do final do terceiro mês de vida do bebê.

Os pais devem estar atentos a alguns sinais como:
a presença de olhos vermelhos;
secreção (pus);
pupila branca;
lacrimejamento constante;
olhos grandes que fogem da luz;
olhos estrábicos (vesgos, tortos);
olhos esbranquiçados.

Em qualquer um desses casos, os pais precisam levar o filho para o oftalmologista analisar cada caso.

Leia mais:
Prevenção da cegueira desde o nascimento

 

Post Anterior Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *