COITADINHO… POR QUE ELE USA O TAMPÃO ? NUNCA FAÇA ESSA PERGUNTA…

53563305 – eye patch

Não há nada mais constrangedor para a criança que usa oclusão ocular ouvir essa pergunta: Por que ele usa o tampão? Machucou o olho? Tão pouco o é, para a sua família. Ouço essa queixa com muita frequência em meu consultório de oftalmologia pediátrica. Crianças que usam a oclusão de um olho o fazem para tratar um problema ocular, que muitas vezes está relacionado com baixa visão e estrabismo (desvio nos olhos). Não é fácil para a criança fazer esse tratamento. Requer muito esforço e dedicação de toda a família para que a criança concorde e efetivamente use o tampão.

Inicialmente a criança resiste muito a fazer o tratamento, e entendemos perfeitamente o porquê disso. Trata-se em tampar o olho que ela enxerga perfeitamente, e de uma hora para outra, exigir que ela faça todas as atividades do seu dia, usando o olho ruim, de pouca visão.

Você já experimentou olhar através de uma janela que tem o vidro embaçado? Com certeza se você tiver a opção de olhar por outra que tenha o vidro limpo, certamente será essa a janela que você escolherá. Com esse exemplo, fica fácil entender que a criança resiste bastante em usar o tampão. Para o olho que enxerga pouco é muito importante fazê-lo se exercitar continuamente, e o melhor exercício é a visão do dia a dia da criança. Para que isso ocorra, precisamos ocluir o olho de boa visão. As primeiras semanas são muito difíceis não só para a criança, mas para toda a família. Existe muita resistência ao uso do tampão e muito choro, na tentativa de se livrar dele. Nesse momento todos os familiares devem estar convencidos da importância do tratamento para a recuperação da visão de seu filho, neto, sobrinho ou afilhado amado.

Fato de extrema relevância para a visão da criança, e que ao oftalmologista pediátrico induz à rigidez na indicação do tratamento, reside no fato de que a criança consegue recuperar a visão em um período pré-estabelecido, denominado como Período de Desenvolvimento da Visão. Ele se estende de 0 a 7 anos, sendo que quanto mais próximo dos 7 anos, mais difícil se torna a recuperação da acuidade visual ao nível da normalidade.

Literalmente há uma “guerra doméstica” entre a criança e os seus responsáveis, com muito choro na colocação diária do tampão sobre o olho de melhor visão. Com a evolução do tratamento, após algum tempo, essa guerra vai sendo vencida, cada vez com menos resistência da criança para usar o oclusor. Isso se explica pelo fato que com o uso do tratamento, a visão que inicialmente era muito ruim, vai melhorando semana a semana, até o momento que a criança já não percebe mais dificuldade em enxergar com esse olho.

É um tratamento muitas vezes longo, com as crianças usando esse oclusor ocular durante todo o seu dia, em todas as atividades diárias, em público.

Se você se deparar com uma criança no supermercado, shopping, cinema ou parque, você pode ajudá-la. Faça a sua parte. Aja com discrição, como se não houvesse percebido nada.

Seja discreto.

Você pode!

Você deve!

 

NÃO PERGUNTE !

 

 

Post Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *