piscar

Meu filho pisca muito. É normal?


Quem pisca muito pode estar tentando aliviar um desconforto, como um ressecamento ocular, ou apenas ser um trejeito infantil de repetição

O ato da criança piscar pode ser um gesto inocente, um hábito em imitação a algum amiguinho que possua esse costume, comumente conhecido por “tique nervoso”, ou seja, um movimento independente da vontade da pessoa, que ajuda a aliviar a tensão.

Piscar muito também pode ser uma forma de aliviar um desconforto como o prurido ocular, sensação incômoda na conjuntiva, que é a mucosa transparente que recobre boa parte do globo ocular, e também internamente as pálpebras, que leva a coçar os olhos.

Crianças que ficam muito tempo diante da tela da TV, do videogame e nos celulares tendem a sentir o olho arder, devido ao fato de que a exposição a uma tela de computador, celular ou tablet, reduz acentuadamente o ato inconsciente de piscar, e a lágrima deixa de umidificar adequadamente a superfície ocular, e os olhos arderem porque estão ressecados.

“A mania de piscar pode ou não estar relacionada a alguma doença nos olhos, mas pode ser uma reação ao ressecamento ocular, devido à exposição excessiva aos eletrônicos”

Como defesa do organismo, intensificamos o ato de piscar para corrigir o ressecamento. Ao piscar, espalha-se a lágrima pela superfície ocular, lubrificando o olho. No caso de o ato de piscar permanecer por vários dias, a criança deverá ser examinada por um oftalmologista pediátrico.


Leia mais:
Alergia ocular

Post Anterior Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *