Dificuldade visual

Meu filho chega perto da TV. É normal?   

A dificuldade visual da criança pode ser percebida na maneira como assiste TV

Muitas crianças têm como hábito chegar muito próximo para assistir TV. Algumas vezes, isso pode representar dificuldade visual. A queixa é muito comum durante a consulta, mas, em outras situações, a visão da criança encontra-se normal, constituindo-se em apenas um costume para “estar mais perto” dos personagens, que tanto encantam as crianças. No entanto, a consulta oftalmológica é de extrema importância uma vez que é impossível aos pais diferenciarem entre dificuldade visual ou hábito da criança. É preferível que a criança se utilize de televisores ao invés de tablets ou celulares, uma vez que esses interferem mais acentuadamente na acomodação ocular, podendo alterar o desenvolvimento normal da visão.

“É preferível que a criança
se utilize de televisores
ao invés de tablets ou celulares”

Não é raro atender crianças que são levadas à consulta oftalmológica, sendo orientadas para tal pelo seu pediatra e a mãe se surpreende ao tomar conhecimento que seu filho apresenta dificuldade visual.

Isso ocorre porque há episódios em que a visão é ruim em um dos olhos, enquanto o outro apresenta visão normal e “mascara” a dificuldade no olho problemático. Nesses casos, quanto mais cedo iniciarmos o tratamento, melhor será a visão da criança. Por isso, mesmo que os pais não percebam nada de errado nos olhos de seu filho, e com o teste do olhinho diagnosticado normal ao nascimento, é extremamente importante que seja feita uma consulta oftalmológica completa, com dilatação pupilar, até os 3 anos.

Leia mais:
Erros de refração

Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *