Estrabismo

O que é estrabismo?
Também chamado de olho torto ou vesgo, o estrabismo basicamente é o desalinhamento dos olhos. É uma condição em que os olhos não se alinham devidamente quando se olha para um objeto. A maioria dos casos tem início na infância, mas também pode ocorrer durante a vida adulta. Quem sofre de estrabismo é chamado de estrábico ou vesgo. Pacientes com estrabismo podem ter problemas psicológicos ou sociais, relacionados ao desvio ocular. A família deve, desde cedo, fortalecer a autoconfiança da criança e apoiá-la no tratamento necessário, seja no uso de óculos, tampão ou cirurgia.

O estrabismo também pode ser classificado com base no tempo de início, seja congênito, adquirido ou secundário a outro processo patológico.

Causas do estrabismo
Embora sejam conhecidas muitas causas possíveis do estrabismo, entre elas lesões graves e/ou traumáticas ao olho afetado, em muitos casos, nenhuma causa específica pode ser identificada. Este último é tipicamente o caso quando o estrabismo está presente desde a infância. As causas variam de acordo com o tipo de estrabismo. O desvio pode ocorrer devido à causa central ou cerebral, disfunção muscular, hipermetropia, problemas no cérebro, trauma ou infecções. Qualquer doença que cause perda de visão também pode causar estrabismo, mas também pode resultar de qualquer lesão grave e/ou traumática no olho afetado. Fatores de risco incluem parto prematuro, paralisia cerebral e histórico familiar. Em qualquer caso, um oftalmologista pediátrico pode realizar vários testes, como testes de cobertura, para determinar a extensão total do estrabismo.

Tipos de estrabismo
O estrabismo pode ser congênito ou adquirido. Pode ser uni ou bilateral. Pode apresentar olhos(s) com desvio para fora (Exotropia) ou para dentro (Esotropia). Pode estar também relacionado apenas a falta de correção óptica (Estrabismo Acomodativo) ou mesmo, apresentar um desvio maior para perto em relação ao desvio de longe, necessitando, às vezes, óculos bifocais.

Diagnóstico do estrabismo
Durante uma avaliação, como o teste de cobertura ou o teste de Hirschberg, é usado no diagnóstico e na medição do estrabismo, o seu impacto na visão. Pelas implicações de perda de visão, bem como pela possibilidade de ser manifestação de outras doenças, os pacientes com estrabismo devem ser examinados por um oftalmologista, no caso de suspeita de desvio ocular.

Tratamento do estrabismo
O tratamento depende do tipo de estrabismo e da causa subjacente. Isso pode incluir o uso de óculos, aplicação de toxina botulínica e possivelmente cirurgia de correção de estrabismo. Os estrabismos ocorrem em cerca de 2 a 3% da população. O tratamento deve começar aos primeiros sinais, ou seja, quando a criança começar a apresentar episódios de desvio dos olhos.

Para o tratamento, em primeiro lugar, temos que nos preocupar com a correção de erros refrativos, se necessário. A seguir, se for criança, temos que tratar a ambliopia, se ela existir. Na sequência, está a cirurgia ou quando indicado, o uso de toxina botulínica. Às vezes, é  necessário mais que uma intervenção cirúrgica para chegar ao resultado desejado.

Ambliopia