Catarata Congênita

O que é Catarata Congênita?
A Catarata Congênita é a principal causa de baixa visão. Sendo assim, requer extrema atenção dos profissionais da saúde quando a criança nasce com a doença. Se a criança acaba por ter essa doença ocular após o nascimento, chama-se Catarata Infantil.

Tipos de Catarata Congênita
A Catarata Congênita, se atingir ambos os olhos, é denominada bilateral. Dependendo do grau de opacificação do cristalino, pode haver interferência na passagem de luz, por distorção ou redução na quantidade de raios luminosos que atingem a retina de bebês. A variação da opacificação do cristalino varia de tênue até suficientemente densa, o que torna a pupila branca. Há algumas complicações advindas da doença, entre elas: Estrabismo, que é o desvio dos olhos, e pode estar associado à baixa visão.

Causas
As origens mais comuns da Catarata Congênita são: distúrbios metabólicos na gravidez; hereditariedade; infecções da grávida (toxoplasmose, rubéola, herpes, sífilis ou citomegalovírus); parasitária; tóxica; irradiação; e deformidades no desenvolvimento do bebê. Também pode ocorrer uma associação da doença com síndromes, como a de Down. Pode ainda incidir como doença isolada ou associada a outras malformações oculares e sistêmicas.

Diagnóstico
Por ser uma causa comprovada de baixa visão, e por requerer diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico imediatos, a Catarata Congênita é diagnosticada através do Teste do Olhinho, também denominado Teste do Reflexo Vermelho. O exame é feito nos recém-nascidos pelo pediatra e deve ser repetido nas consultas de rotina durante o primeiro ano de vida do bebê. Havendo qualquer alteração, o pediatra encaminha o bebê para análise oftalmológica. O quanto antes detectado, menos chances há de complicações irreversíveis.

“A Catarata Congênita é diagnosticada através do Teste do Olhinho, também denominado Teste do Reflexo Vermelho”.

Tratamento
O tratamento para catarata congênita depende da gravidade da doença, do grau de visão e da idade da criança, mas na maioria dos casos é feito com cirurgia para extração do tecido opaco. Esse cristalino opaco é retirado preferencialmente antes do terceiro mês de vida do bebê e a criança deverá usar óculos caso seja catarata bilateral, ou lentes de contato no caso de unilateral, que irão corrigir o grau elevado pela falta do cristalino. Em crianças maiores, é implantada a lente intraocular, como substituta do cristalino. Após a cirurgia, a criança, em uso de óculos, lente de contato ou lente intraocular, deverá realizar tratamento contra ambliopia, por meio de tampão ocular.